top of page

Ossadas de porcos são depositadas

em estrada rural

   Um produtor rural enviou um flagrante de desrespeito ao meio ambiente: o descarte de suínos em uma via rural.

   Na suinocultura, o método mais usual para descarte de cadáveres é a compostagem convencional e/ou o enterramento dos animais mortos.

   Casos como este em que acabam desovando os animais em terrenos impróprios e até mesmo nas vias rurais, o que além de causar transtornos à população em razão do mau cheiro que exala do cadáver do bicho e colocar a saúde das pessoas em risco por meio da disseminação de pragas e doenças, também caracteriza crime segundo o artigo 54 da Lei Ambiental, que prevê reclusão de um a quatro anos de prisão e multa que pode variar de R$ 500,00 a R$ 13.000,00 dependendo da quantidade e do peso.

   Segundo o especialista da Embrapa, Everton Krabbe, para realizar o manejo correto de descarte de cadáveres, basta que o produtor siga critérios técnicos para alcançar  resultados muito positivos: “De forma geral, os órgãos ambientais são os que melhor podem orientar os produtores. Mas existem outras fontes de informação, como as redes de assistência técnica, instituições de ensino e de pesquisas como, por exemplo, a Embrapa, dentre outras”.

bottom of page