top of page
NSFATIMA
ANDRELUIZ
IMOB
VISOMAR
FCAR
santa-helena
PERI
JM
WHATS
rede
6fbb6b_2cd7282a1ceb43c9a83ff46ccfbdefc0~mv2
PINGO
centercell
LAVACAR
FLEX
primavera

   Você já ouviu falar de Ataide Rocatelli Neto?

   Não?

   Então vamos ajudá-lo. Ataíde é o rapaz nessa foto:

   E agora? Ficou mais fácil?

   Ainda não? Então vamos tentar de outra maneira.

   Ataide Rocatelli Neto, conhecido popularmente como Ataide Strongman, é atleta de Strongman, tem 25 anos, é segurança patrimonial e residente em Mamborê-PR. Nascido em Santo André-SP, é o único atleta e representante oficial da modalidade no Estado do Paraná.

   Hoje vamos contar detalhadamente a história do atleta, desde os primeiros passos dele no esporte até os dias atuais.

 

   Ataide sempre teve uma ligação muito grande com tudo que envolvia força, quando criança ele gostava de assistir desenhos animados com personagens que tinham super força, seu desenho preferido era o Dragon Ball Z, cujo o personagem que ele mais gostava era o Goku, que demonstrava ter uma força sobrenatural. O mesmo brincava com bonequinhos musculosos, "incorporava" e interpretava os personagens de desenhos, e sempre desafiava seus amigos com atividades físicas que exigiam força, agilidade, rapidez e explosão.

Goku, personagem do desenho Dragon Ball Z. Primeira inspiração do atleta o personagem exibia uma força sobrenatural.

   Durante sua adolescência, ele era muito ativo, sempre foi muito ligado ao mundo dos esportes. Os primeiros desportos que ele se dedicou foram o Skate e o Patins, onde ele praticou dos 9 anos de idade até os 15.

   Mas o garoto era envolvido em quase tudo que é esporte, jogava Futsal, Futebol, Basquete, Vôlei, Handebol, Corridas de curta distância, Natação e Artes Marciais entre outros.

   Mas agora você deve estar pensando: Como que esse rapaz franzino das fotos se tornou um dos homens mais fortes do Brasil?

      

   Bom, é aqui onde começa a transformação.

   O jovem começou a praticar musculação aos 15 anos de idade, em sua casa, com equipamentos e pesos improvisados, usava barras de ferros e nas extremidades da mesma usava mochilas carregadas de garrafas pet cheias de água e areia, e com isso ele consegui realizar inúmeros exercícios, como por exemplo agachamentos, desenvolvimentos de ombros, levantamento terra, roscas para bíceps, e alem disso ele fazia barras fixas e flexões.

 

   Até os 18 anos de idade ele era magro, pesava 52kg, porém era bem definido, e nessa mesma idade no dia 02/03/2010 se matriculou na academia Good Life em Juranda, município onde morava na época. O objetivo inicial dele era ganhar massa muscular e chegar aos 75kg. Até o final do ano 2010 ele ja estava pesando 75kg.

   No final de 2011 ele alcançou 92kg com 14% de gordura corporal. Nessa época Ataide era muito ligado ao fisiculturismo, não treinava força ainda, então ele decidiu começar a se preparar a modalidade que ele estava focado nesse período.

   No inicio do ano de 2012 ele começou fazer dieta para definir mais o corpo; e, no meio do ano, ele estava com 80kg. Com o corpo mais definido, Ataíde estava conhecendo seu corpo e tentando descobrir a melhor maneira para ficar com mais volume e definição corporal.

   Em agosto de 2012 ele começou a ganhar peso novamente, porém, focado em ganhos secos, e fechou o ano com 98kg. E iniciou o ano de 2013 com dieta de definição; e, em julho de 2013, ele estava com o corpo definido com 89kg.

   Segundo Ataíde, no fisiculturismo, não tem como definir o corpo e ganhar massa muscular ao mesmo tempo. Por isso geralmente metade do ano se tira para ganhos de músculos, e outra metade para perder gordura e manter a massa magra adquirida no primeiro período.

   Haja calma e paciência, e o trabalho de anos para poder ser um bom fisiculturista!!    

Reportagem sobre o Força Bruta 2013, primeiro evento realizado no Rio de Janeiro

Então pela primeira vez, em abril de 2013 ele assistiu a primeira competição de Strongman, o Força Bruta no Esporte Espetacular, onde estavam se enfrentando os homens mais fortes do mundo.

   Assim Ataíde começou a ter contato com os membros da Confederação Brasileira de Strongman, para saber como tudo funcionava.

   No mesmo ano ele comprou pesos: 400kg de anilhas; e mandou fazer alguns equipamentos para que ele pudesse desenvolver um treinamento mais especifico para a modalidade, treino este iniciado em um dos quartos da sua residência.

   Em janeiro de 2015, decidiu ir para São Paulo, para conhecer pessoalmente os membros da CBSM, e treinar no maior Centro de Treinamento de Strongman da America Latina, em Mogi das Cruzes-SP, cidade sede da Conferação Brasileira de Strongman.

   Lá ele conheceu pessoalmente Marcos Ferrari, e foi convidado a fazer o curso de formação de atletas e técnicos, onde com muito esforço, conseguiu conquistar o diploma.

   Após essa grande motivação, o atleta começou a se preparar para primeira etapa da Liga Brasileira de Strongman (Strongman Brazilian League), que aconteceria em abril de 2016 no evento Arnold Classic na cidade do Rio de Janeiro.

   Chegou o grande dia de sua estreia, a competição ocorreu dentro de dois dias, 03 e 04 de abril.


   Foram 3 provas pesadíssimas em cada dia, e Ataíde conseguiu ficar em sexto lugar no nível sul americano. Na segunda etapa da liga, realizada no interior de São Paulo em Mongagua, Ataíde não pode participar por motivos de trabalho e financeiro.

 

​   No inicio do mês de outubro, ele fez o curso de arbitragem de Strongman, organizado e aplicado pela CBSM.
 

   Mas o atleta não ficou parado aí. Nos dias 24 e 25 de setembro, ele competiu na semi final da liga que ocorreu no maior evento multi esportivo de Minas Gerais, realizado em Juiz de Fora: o Body Contest Brasil 2016, onde conquistou o segundo lugar no pódio.

   Logo após o ultimo evento, ele foi convidado para uma competição com um número limitado de atletas. Trata-se de uma competição show que não faz parte da liga The Amazing Strongman. É maior feira de nutrição esportiva do Brasil a Expo Nutrition 2016. 

   No total foram convidados oito atletas: Marcos Ferrari, Glauco Benigno, Ivan Campos, Ataide Rocatelli, Tiago Aparecido, Luciano Dias, Juarez Andrade e Marcos Moraes Maverick.

Prova de tentativa de recorde sul americano na cangalha com 402kg

   Antes da competição, os atletas fizeram uma apresentação por toda feira vestidos de gladiadores, um verdadeiro show. Logo após a apresentação começou a competição. Ataíde competiu em equipe e foi campeão.

 

   Também competiu individualmente na tentativa de quebra de recorde sul americano na prova Super Yoke (cangalha), onde carregou 402kg, e ficou com a segunda maior marca da cangalha da categoria 105kg (peso corporal)

   E esse foi seu ultimo feito no esporte até o momento.
   Agora ele esta preparando a esposa Tamiris Tainara Derr para competir na modalidade no próximo ano.


   Atualmente Ataíde pretende competir em uma outra modalidade do esporte de força: o Powerlifting (Levantamento Básico).

 

   Ataíde é um bom exemplo de que com foco e determinação podemos atingir nossos objetivos.

 

   Nós do Guia Mamborê torcemos para que nosso atleta continue colecionando conquistas e levando o nome de Mamborê para todo o Brasil, e quem sabe em breve, para todo o mundo!

ATAÍDE STRONGMAN

Sandro Ueno e Marcos Ferrari

A partir disso Ataide começou a pensar em trocar de modalidade. Então em novembro do mesmo ano começou a testar o treinamento de força.


Em maio de 2014 foi transmitida a segunda edição do Força Bruta, onde, nesse ano, tinha um brasileiro representando nosso país: Marcos Ferrari.

Logo após isso, Ataíde procurou o atleta no facebook e procurou por toda sua equipe nas redes sociais. Logo descobriu que no Youtube existia o canal do Sandro Ueno, com dicas de prática para o Strongman. Assim o morador do Paraná começou a treinar com mais seriedade com o objetivo de se preparar para competições.

bottom of page