top of page
NSFATIMA
ANDRELUIZ
IMOB
VISOMAR
FCAR
santa-helena
PERI
JM
WHATS
rede
6fbb6b_2cd7282a1ceb43c9a83ff46ccfbdefc0~mv2
PINGO
centercell
LAVACAR
FLEX
primavera

Publicado em 08/05/2017

   Sem a perspectiva de aumento do volume de receita e com a folha de pagamento inchada, o prefeito do município de Mamborê, Ricardo Radomski (PSD), afirmou em entrevista à TRIBUNA que está preocupado com a situação. Para amenizar o problema, o gestor disse que a recomendação na prefeitura é de economia em todos os setores da administração.

 

   Ele comentou que até mesmo sua equipe de governo segue incompleta por conta das dificuldades financeiras. “Estamos apenas com 26 servidos de cargos comissionados e mais 6 estáveis”, revelou. “Estamos numa situação muito difícil. Nem o tradicional jantar do Dia do Servidor foi oferecido aos nossos funcionários porque precisamos economizar”, emendou.

 

   Radomski informou que assumiu a prefeitura com a folha de pagamento consumindo 54% do orçamento total do município, superior a R$ 43 milhões. Do início do ano até agora, ele conseguiu reduzir o índice em 51%. “Para se ter ideia meu antecessor fez dois concursos públicos no ano passado contratando 62 servidores, extrapolando o limite de gastos com pessoal. Estamos segurando os gastos de todos os lados”, falou.

 

   Outra medida encontrada pelo prefeito foi dividir este ano a responsabilidade da festa do prato típico da cidade com o Rotary Clube para baratear o evento para a prefeitura. O clube vai ficar responsável pela parte administrativa da festa enquanto o município pela programação artística, que será mais simples possível, segundo o prefeito e pelo prato.

 

   A preocupação de Radomski é que com o reajuste salarial dos servidores e equiparação do piso nacional dos professores, o índice de gastos com folha volte a aumentar. Segundo ele, a reposição dos professores foi possível ser paga somente sobre o mês de abril. Os valores retroativos a janeiro, fevereiro e março deverão ser pagos neste mês de maio com a entrada de recursos do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU). “Tivemos o dissídio coletivo com os servidores e após três reuniões decidimos dar um ajuste de 4,86% em abril, 1,92% neste mês e mais 1,92 para junho”, frisou

 

   O gestor comentou que com a entrada dos recursos do IPTU espera que as finanças sejam equilibradas. “Apesar de uma despesa maior com os reajustes de salários, acredito que nossa receita possa voltar a subir com a cobrança do IPTU neste mês de maio gerando o equilíbrio do nosso orçamento”, ressaltou.

 

Máquinas

   Radomski disse ainda que outra dificuldade está sendo com o pátio de máquinas. Segundo ele, apesar de o gestor anterior ter adquirido vários equipamentos novos, os maquinários são importados em sua maioria e quando quebram gera dificuldade para encontrar peças. “As máquinas de primeira linha são poucas e as importadas não tem peça de reposição. Qualquer peça que quebra a máquina fica parada até mais de um mês até conseguir consertar”, explicou.

 

   O prefeito disse que o pátio de máquinas do município ainda está em fase de manutenção para atender a demanda. “Nosso município é essencialmente agrícola. Temos 990 quilômetros de estradas e muitas pontes e bueiros precisam ser alargados”, disse. No início do ano o prefeito comentou que contratou maquinário terceirizado para algumas obras de manutenção das estradas rurais.

Fonte: Tribuna do Interior

COM FOLHA INCHADA, PREFEITO DIZ QUE ATÉ EQUIPE ESTÁ INCOMPLETA

bottom of page