top of page
NSFATIMA
ANDRELUIZ
IMOB
VISOMAR
FCAR
santa-helena
PERI
JM
WHATS
rede
6fbb6b_2cd7282a1ceb43c9a83ff46ccfbdefc0~mv2
PINGO
centercell
LAVACAR
FLEX
primavera

   O prédio já nem lembra mais como estava há poucos meses atrás. Quando a notícia de que o Hospital seria reativado começou a circular, poucos acreditaram.

 

   Era tanto tempo abandonado... e tantas vezes se ouviu falar que voltaria a funcionar que a grande maioria das pessoas já estava incrédula.

 

   Fomos recebidos pela administradora do Hospital, Paula Denise Rotta, que apresentou o novo prédio e explicou um pouco sobre como será o funcionamento do Centro Hospitalar e também comentou sobre os processos finais para a liberação do funcionamento e início do atendimento a população.

 

   Paula explica que o Centro Hospitalar já passou pela vistoria estrutural e que o prédio foi aprovado. Segundo ela, o único documento que falta para que o Centro Hospitalar possa iniciar suas atividades é a licença sanitária, documento este necessário para efetivação dos convênios. Informa que a vigilância sanitária estadual já inspecionou as instalações e documentos bem como a parte de profissionais que irão prestar atendimento junto a instituição, e de acordo com informações dentro de poucos dias estará sendo expedida a licença sanitária.

   Segundo Paula Rotta, a partir do momento que o hospital iniciar suas atividades será possível firmar convênios, e que com os serviços em funcionamento, a parceria com o município desafogaria os atendimentos no Posto de Saúde, já que o hospital oferece estrutura adequada para isso.

 

   Na opinião da administradora, não há necessidade de aguardar que o Centro Cirúrgico esteja pronto para que seja estabelecido um convênio com o município. É perfeitamente possível firmar um convênio para que o Hospital comece a atuar, favorecendo os munícipes, enquanto o Centro Cirúrgico estiver sendo construído.

 

   Esta seria até mesmo uma forma do Poder Público reconhecer que o grupo de investidores, acreditou no potencial do município e investiu no seguimento da saúde vindo ao encontro dos anseios de toda população.  

 

   A expectativa é de que, em pleno funcionamento, o Centro Hospitalar André Luiz esteja gerando mais de 50 postos de trabalho.

Unidade Básica de Saúde

 

Hospital x Unidade Básica de Saúde

   A Unidade Básica de Saúde não possui a mesma estrutura de um Centro Hospitalar. O objetivo desses postos é atender os problemas de saúde da população, e encaminhar quando necessário, para outros serviços, como emergências e hospitais.

Porém, quando isso se faz necessário a UBS não possui condições estruturais para dar continuidade ao tratamento destes pacientes.

 

   A UBS não pode, por exemplo, manter um paciente internado. O que acaba acontecendo em muitas unidades destas hoje pelo país é pacientes mantidos em leitos de observação por períodos superiores aos permitidos e sem condições ideais. 

 

   Em Mamborê, por exemplo, não existe uma cozinha adequada na UBS, o que acaba fazendo com que a família do paciente necessite trazer alimentos de casa quando este precisa ficar em observação por um longo período. Devido ao grande fluxo na Unidade Central, verificamos que há uma exposição desse paciente mantido nesses leitos de observação, bem como a dificuldade de manter uma rotina com horário estipulados de visitas, o que pode contribuir negativamente no tempo de recuperação deste paciente.  

 

   Também não há em nossa UBS uma lavanderia adequada, que tenha capacidade de suprir a demanda de um Centro Hospitalar. Por isso, como o próprio nome diz, é uma Unidade Básica de saúde.

Centro Cirúrgico

   Em uma segunda etapa será iniciada a reforma do Centro Cirúrgico e de Radiodiagnóstico.

 

   O projeto do centro cirúrgico deverá ser bem maior do que o do antigo hospital, com maior capacidade e melhores condições, com equipamentos modernos de última geração.

 

   Paula reforça que a intenção do Centro Hospitalar é ser uma referência, colocando a disposição da população além dos serviços do atendimento conveniado, um corpo clínico de especialistas, o que a médio prazo diminuiria a necessidade de deslocar pacientes para outras cidades para realizar consultas.

Publicado em 20/04/2017

CENTRO HOSPITALAR ANDRÉ LUIZ JÁ ESTÁ PRONTO:

CONVÊNIOS SERÃO LIBERADOS EM BREVE, DIZ DIRETORA.

bottom of page